O domingo (7) será, mais uma vez, de tempo instável com chuva no Rio Grande do Sul. Uma frente fria avança da região de fronteira com o Uruguai, trazendo novas precipitações para o território gaúcho. Segue o alerta para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e postes e granizo.
A partir da madrugada, as chuvas param na região Noroeste, no Norte e Serra. A frente fria que está se organizando a partir de um sistema de baixa pressão que está na costa uruguaia começa a se formar, trazendo chuva para a Campanha, o Noroeste, a região Central e o Sul do Estado. São essas as regiões com maior volume de chuva ao longo do domingo, indica a previsão.
Entre a tarde e a noite, as chuvas retornam em todas as regiões gaúchas. Há risco de chuva forte e temporais pontuais, acompanhados de rajadas de vento. Há possibilidade de intensas pancadas de chuva, com volumes expressivos.
Logo após a frente fria, vem uma massa de ar frio. Ela vai ajudar a derrubar um pouco as temperaturas. A máxima em Santa Maria deve ser de apenas 18°C; em Uruguaiana, 20°C e em Rio Grande 22°C. As maiores temperaturas vão ser registradas na região metropolitana e no Norte, variando entre 24°C e 27°C.
Na segunda-feira (8), os resquícios de umidade deixados pela frente fria mantêm a nebulosidade e a chuva fraca em áreas da metade Norte no início do dia. Mas, à medida que uma massa de ar seco e frio avança, o tempo volta a ficar firme e todo o Estado. A tendência é que o tempo continue firme na terça (9), com queda nas temperaturas.