Chuva expressiva pelo RS ajuda amenizar efeitos da estiagem

As chuvas expressivas que estão caindo hoje (27), que vai continuar nos próximos dias em várias regiões do Rio Grande do Sul, está ajudando a reverter os efeitos da estiagem no Estado.

É o que aponta o Relatório Oficial nº 2, elaborado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), a Emater e o Irga.

A previsão numérica indica que os totais mais elevados de chuva deverão ficar concentrados sobre a Metade Sul e no Oeste do Estado.

Os valores deverão oscilar entre 20 e 35 mm em grande parte dos municípios, podendo superar 50 mm em alguns locais da Campanha.

No Alto Vale do Uruguai, Região Central, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, os totais esperados deverão variar entre 10 e 20 mm.

Na última semana, os totais de precipitação registrados amenizaram a condição de estiagem sobre boa parte do Estado, mas, de acordo com o relatório, ainda são necessárias chuvas mais regulares para reverter a situação.

Os volumes mais expressivos registrados pela rede Inmet/Seapdr ocorreram em Teutônia (80 mm), Santa Rosa (84 mm) Passo Fundo (86 mm), Bagé (97 mm), Caçapava do Sul (98 mm), Santa Maria (118 mm), Uruguaiana (128 mm) e São Luiz Gonzaga (136 mm).