As chuvas expressivas que estão caindo hoje (27), que vai continuar nos próximos dias em várias regiões do Rio Grande do Sul, está ajudando a reverter os efeitos da estiagem no Estado.
É o que aponta o Relatório Oficial nº 2, elaborado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), a Emater e o Irga.
A previsão numérica indica que os totais mais elevados de chuva deverão ficar concentrados sobre a Metade Sul e no Oeste do Estado.
Os valores deverão oscilar entre 20 e 35 mm em grande parte dos municípios, podendo superar 50 mm em alguns locais da Campanha.
No Alto Vale do Uruguai, Região Central, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, os totais esperados deverão variar entre 10 e 20 mm.
Na última semana, os totais de precipitação registrados amenizaram a condição de estiagem sobre boa parte do Estado, mas, de acordo com o relatório, ainda são necessárias chuvas mais regulares para reverter a situação.
Os volumes mais expressivos registrados pela rede Inmet/Seapdr ocorreram em Teutônia (80 mm), Santa Rosa (84 mm) Passo Fundo (86 mm), Bagé (97 mm), Caçapava do Sul (98 mm), Santa Maria (118 mm), Uruguaiana (128 mm) e São Luiz Gonzaga (136 mm).