RISCO EXTREMO

Cheia do Taquari supera 30 metros e governador apela por evacuação de áreas de risco

Moradores de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado devem deixar suas casas e ir para locais seguros

Crédito: Prefeitura de Estrela / Divulgação
Crédito: Prefeitura de Estrela / Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez um apelo para que os moradores do Vale do Taquari deixem suas casas. O rio de mesmo nome deve atingir e até mesmo ultrapassar os valores observados na grande cheia de setembro de 2023.

“Um alerta muito importante para a população do Vale do Taquari. Nessa madrugada de quarta para quinta-feira deve haver uma elevação do nível do Taquari, que vai atingir os patamares do que nós observamos no ano passado. Possivelmente mais que setembro do ano passado“, afirmou Leite.

“É ORIENTAÇÃO EXPRESSA que os moradores de: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, afirmou a Defesa Civil do RS.

Conforme dados do SGB (Serviço Geológico do Brasil), no município de Santa Tereza, o nível do Taquari atingiu 21,68 metros de altitude ortométrica. Em Muçum, a cheia chega aos 25,49 metros.

Cheia em Lajeado e Estrela supera a de setembro de 2023

O nível da água atingiu, às 21h30 os 30,15 metros no município de Lajeado, de acordo com a medição da prefeitura. Em Estrela, a medição foi de 30,20 metros às 21h, também conforme o governo local. A marca da “cota 30”, uma referência à altura de água, nunca havia sido alcançada. Nem mesmo durante as grandes cheias de setembro e novembro de 2023.

A prefeitura de Lajeado exortou que os moradores deixem suas casas. “O rio deverá subir nas próximas horas e a enchente deverá alcançar cotas de até 31 ou 32 metros. Por prevenção, a orientação é que moradores até a cota 33 busquem um local seguro imediatamente“, afirmou a administração por meio de redes sociais.

Maior cheia da história

Ao atingir a marca da “cota 30” em Lajeado e Estrela, a enchente de abril/maio de 2024 se tornou a maior de todas. Levantamento feito após a enchente determinou que a grande cheia de setembro de 2023 teve atingiu 28,98 metros de altitude ortométrica. De acordo com a pesquisa, durante a grande cheia de maio de 1941, o nível foi 28,32 metros. Para essa conclusão, os pesquidores realizaram uma revisão nos dados históricos. 

O estudo é assinado pelos professores da Univates (Universidade do Vale do Taquari) Sofia Royer Moraes e Rafael Rodrigo Eckhardt, pelo professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Walter Collischonn e pelo pesquisador em geociências e superintendente regional de Porto Alegre do SGB (Serviço Geológico do Brasil) Franco Turco Buffon.