ATENÇÃO

Cemaden alerta para alto risco hidrológico em parte do RS

Também há risco moderado de eventos geológicos causados pela chuva que retornou ao território gaúcho

O Cemaden/MCTI (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) publicou, neste domingo (4), o cenário de riscos hidrológicos e geológicos no RS. O estado está em alerta para chuvas nos próximos dias, podendo ser volumosas em algumas áreas.

Risco hidrológico

Conforme o Cemaden, é alta a possibilidade de eventos relacionados com a elevação dos níveis nas cabeceiras do rio Ibirapuitã, podendo desencadear alagamentos urbanos, inundação de pequenos córregos urbanos e enxurradas. Este aviso é válido para as mesorregiões Sudoeste e Sudeste do território gaúcho.

Já para a porção mais ao oeste da Região Central, existe a chance de haver elevação dos níveis nas cabeceiras dos rios Ibicuí e Jacuí, e fenômenos semelhantes ao das regiões sudoeste e sudeste, no caso de pancadas localizadas no município de Santa Maria.

Risco geológico

O Cemaden também definiu como moderada a possibilidade de movimentos de massa na porção oeste da Região Central, principalmente em Santa Maria. Isso em função da possibilidade de deslizamentos causados pela chuva. As precipitações também poderão causar deslizamentos de terra em áreas urbanas e quedas de barreira à margem de estradas e rodovias.