AGRO

Calor dos próximos dias pode afetar lavouras de soja e milho no RS, diz Climatempo

Rio Grande do Sul deve enfrentar um período prolongado de estresse térmico e hídrico.

O calor elevado pode aumentar o estresse térmico e hídrico em lavouras do Rio Grande do Sul nos próximos dias. É o que prevê a Climatempo, que cita as culturas da soja e do milho.

A empresa de serviço meteorológico prevê elevação das temperaturas máximas no Estado. O Rio Grande do Sul deve enfrentar um período prolongado de estresse térmico e hídrico.

As máximas variam entre 35°C e 38°C, especialmente no centro, oeste e norte do estado. A projeção vale entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Soja

Apesar do alerta da Climatempo, a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) diz que, de modo geral, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, estandes adequados e potencial produtivo. O quadro ocorre mesmo com registros pontuais de mortalidade de plântulas e estandes abaixo do ideal em áreas de semeadura mais tardia.

“As principais dificuldades no manejo fitossanitário estão relacionadas ao controle de plantas invasoras”, diz a pasta.

As condições ambientais têm favorecido o desenvolvimento da cultura, e não há relatos generalizados de doenças, apenas sintomas pontuais de ferrugem-asiática, que seguem sendo monitorados. A presença de insetos-praga, como lagartas e percevejos, exige atenção contínua, especialmente nas lavouras em transição para fases reprodutivas.

Milho

Para essa cultura, no interior do Nordeste e no Rio Grande do Sul, o tempo segue mais seco e quente, elevando o risco de estresse hídrico, principalmente no interior gaúcho.

Conforme a Seapi, na cultura do milho, até agora, o tempo mais estável favoreceu o avanço da colheita em várias regiões. Estima-se o cultivo de 785 mil hectares, com produtividade média de 7.370 kg/ha. Mesmo em áreas com umidade elevada dos grãos, a colheita segue para liberar áreas ao plantio da soja. Em várias localidades, a produtividade é considerada satisfatória, e o estado fitossanitário das lavouras é muito bom.

Máximas para os próximos dias

Hoje, as temperaturas máximas oscilam entre 23°C e 39°C. A umidade relativa do ar fica em torno de 30% em boa parte do Estado à tarde.

Na quarta-feira (28), As temperaturas mínimas variam entre 14°C e 26°C, enquanto as máximas oscilam entre 23°C e 37°C. Depois, entre quinta (29) e sexta-feira (30), as máximas ficam entre 32 e 33°C.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.