Para os próximos dias, a previsão ainda é de pouca chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. É o que aponta o boletim meteorológico divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).
Segundo a Seapdr, nesta época do ano ocorre no centro do Brasil a formação de um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Por causa desse fenômeno, grande parte da umidade disponível na atmosfera do Brasil é consumida nesse corredor úmido que provoca chuvas intensas desde a Amazônia até o Sudeste do País.
Também não há previsão de entrada de nenhuma frente fria no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
“As chuvas que poderão ocorrer no Leste e Nordeste do Estado serão efeito da umidade que chegará do oceano Atlântico, trazida por ventos gerados por um ciclone subtropical em alto mar”, ressaltou.
Entre essa sexta-feira (10) e o domingo (12), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme, com sol e nebulosidade variável e temperaturas elevadas durante o dia, com valores acima de 30°C em diversas regiões.
No domingo à noite, o ingresso de ar quente favorecerá a elevação da temperatura, e a combinação de umidade e calor provocará pancadas de chuva e trovoadas isoladas em algumas regiões.
Entre segunda (13) e quarta-feira (15), a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Centro-Norte do Rio Grande do Sul pode provocar temporais com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de primavera-verão, principalmente nos setores Leste e Nordeste.
De acordo com a Seapdr, na maioria das localidades do Rio Grande do Sul, os volumes esperados são inferiores a 20 mm. Os maiores acumulados para a próxima semana deverão ocorrer na região Nordeste.