Ar polar trará frio intenso ao RS e risco de neve na Serra, indica UFPel

Boletim do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel indica frio, geada e neve para o Rio Grande do Sul.

Uma massa de ar frio polar chega ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (20) e trará frio intenso e geada. Modelos de previsão indicam formação de neve na Serra gaúcha entre a noite de quinta e sexta-feira (21). Os dados são do boletim meteorológico do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas)

A neve pode atingir não só o território gaúcho, mas também a Serra catarinense e o interior do Paraná. Ainda conforme a UFPel, o próximo final de semana será de frio intenso e temperaturas negativas em diversas cidades da região Sul do Brasil. Também está prevista geada generalizada para todo o Rio Grande do Sul.

Até quinta-feira, a semana segue com noites frias e tardes agradáveis na Metade-Sul gaúcha e na região de Porto Alegre. No Norte do Estado, chuvas ocorrem nesta terça-feira (18) e na madrugada de quarta-feira (19). No Litoral e na Capital, podem ocorrer pancadas de chuva na quarta devido à aproximação de uma baixa pressão no oceano Atlântico, que impulsiona o fluxo de umidade do mar para o continente. A Metade-Sul do Estado segue sem previsão chuva significativa, segundo a UFPel.

Frio intenso no RS

Uma massa de ar frio polar invade a Região Sul do Brasil na quinta-feira (20). O fenômeno causará queda das temperaturas a valores extremos entre sexta-feira (21) e sábado (22). Os termômetros vão marcar próximo a zero grau às manhãs.

Em Porto Alegre, a temperatura ficará próximo de 5˚C ao amanhecer. À tarde, as máximas não ultrapassarão 15˚C na Capital e no Noroeste gaúcho. Em Bagé, a mínima será de -2˚C, com máxima de 10˚C na sexta e no sábado. Em Cerro Largo, a mínima poderá ser de zero grau e a máxima de 11˚C.

Nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR, há previsão de neve entre a noite de quinta-feira e sexta. Há possibilidade de ocorrência de neve em várias cidades do Sul do Brasil.

Devido à entrada do ar frio e seco, também há previsão de geada generalizada no Rio Grande do Sul. O fenômeno pode ocorrer nas madrugadas e manhãs da próxima sexta-feira e do próximo sábado.