A atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, vai causar queda acentuada da temperatura nos próximos dias em toda a região Sul do Brasil. Dias terão temperaturas típicas de inverno, mas bem longe do frio que foi registrado no fim de julho, indica a previsão do tempo.
O sol aparece um pouco, entre muitas nuvens nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. Ainda há muita umidade na atmosfera, o que impede que o tempo abra.
No entanto, o avanço de uma massa de ar polar vai mudar o padrão do tempo. A umidade deixa o Estado e o frio toma conta, derrubando as mínimas. Mas a onda de frio não será nem perto da que causou neve em quase toda a Serra gaúcha.
Nesta quinta-feira, há risco de geadas no Sul e na Serra. As áreas mais propensas para a ocorrência do fenômeno são entre a Campanha, Sul do Estado e Metade Centro-Sul. Também há grande possibilidade de geada na Serra e nos Campos de Cima da Serra.
O Noroeste, Norte e região metropolitana não tem chance da ocorrência do congelamento do orvalho.
Na sexta (13), o sol segue predominando, com leve elevação nas temperaturas. Os ventos úmidos que sopram do oceano provocam chuvas rápidas e isoladas apenas no litoral gaúcho. A tendência é que a chuva retorne no Centro e Norte gaúcho durante o final de semana na forma de pancadas isoladas.