ALERTA DE TEMPORAIS

Defesa Civil publica alerta para temporais no RS nesta quarta

Chuva forte, ventos intensos e queda de granizo podem atingir diversas regiões.

Céu nublado mas sem chuva, com o topo de uma palmeira no canto da imagem
Foto: Victor Caprioli de Freitas / Agora RS

Rio Grande do Sul - A Defesa Civil estadual publicou alerta para temporais no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (12). O aviso já está em vigor e vai até às 18h de hoje.

Conforme o órgão, deve haver chuva e vento fortes, com raios, queda de granizo, com possibilidade de alagamentos. O alerta abrange uma faixa que vai da Fronteira Oeste, passa por Missões, Campanha, Região Central, Vales, e chega à Costa Doce, Serra, Região Metropolita e Litorais Médio e Norte (Confira no mapa abaixo).

Além disso, havia para a manhã de hoje outros dois alertas com previsão de temporais e possíveis transtornos, como alagamentos. Estes avisos abrangiam a Região Metropolitana.

Um deles uma área que ia de São Leopoldo e Novo Hamburgo, passava por uma região entre Gravataí e Santo Antônio da Patrulha e chegava em Viamão. O outro aviso dava conta de chuva em uma área entre Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro e Butiá. Mas ambos alertas terminavam agora às 10h30.

O que diz a previsão

Conforma a Sema-RS, na quarta-feira (12), uma frente fria segue avançando sobre o RS. Ela trará chuva de moderada a forte, com descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento (acima de 80 km/h) na metade Sul gaúcha.

Em seguida, no decorrer do dia, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Estado, com chuvas que devem ser irregulares e mal distribuídas. Os acumulados ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir de forma pontual os 90 mm/dia em áreas da Serra e Campanha.

Apesar das instabilidades, as temperaturas permanecerão elevadas, com mínimas entre 20°C e 28°C e máximas entre 25°C e 38°C. O mar fica agitado.

Orientações da Defesa Civil

Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município. Por fim, em caso de emergência ligue 190 ou 193.