TEMPO INSTÁVEL

Inmet publica alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul

Avisos de tempestades com risco de chuva forte, ventos e granizo foram emitidos pelo INMET para várias regiões do RS. Confira os detalhes.

Nuvens carregadas durante aproximação de tempestade em Alegrete. Crédito: arquivo / Defesa Civil RS
Nuvens carregadas durante aproximação de tempestade em Alegrete. Crédito: arquivo / Defesa Civil RS

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul. As advertências amarelo e laranja apontam risco de chuvas fortes, ventos e granizo entre a quarta (1º) e a quinta-feira (2).

O primeiro alerta amarelo de tempestade, que entrou em vigor ao meio-dia desta quarta, aponta perigo potencial. Conforme o INMET, podem ocorrer chuvas de até 50 mm (milímetros). Esse alerta é válido até o meio-dia de quinta-feira (2) e para todas as regiões gaúchas.

As instabilidades podem vir acompanhadas de rajadas de vento variando entre 40 a 60 km/h e há chance de granizo. As tempestades até podem provocar corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos, mas o risco é baixo.

Alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet entre 01/01/2025 e 02/01/2025.
Crédito: reprodução / INMET

A outra advertência é um alerta Laranja de tempestade. Ele aponta perigo à vida durante a ocorrência de temporais. Ele é válido entre 22h da noite desta quarta-feira até o meio-dia de amanhã. Estão sob a advertência as regiões Norte, Serra, Litoral Norte, dos Vales, região metropolitana, além de parte da região Central.

Neste caso, as tempestades podem provocar chuvas entre 50 a 100 mm. Os ventos podem ter rajadas entre 60 a 100 km/h. Há risco moderado de quedas de árvores, estragos em plantações e alagamentos.

Alerta laranja de tempestade publicado pelo Inmet entre 01/01/2025 e 02/01/2025.
Crédito: reprodução / INMET

Recomendações em caso de tempestade:

  • Evite se abrigar sob árvores em caso de ventos fortes para evitar quedas e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia, se possível.
  • Mantenha-se informado pelos canais da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Previsão do tempo

No decorrer desta quarta-feira (1º), a aproximação de uma frente fria provoca instabilidades no Rio Grande do Sul, aponta a previsão do tempo. Pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas e temporais isolados, atingem boa parte do Estado.