ALERTA METEOROLÓGICO

Porto Alegre tem alerta de tempestade com risco de vento forte e granizo

Defesa Civil alerta para chuvas intensas, rajadas acima de 80 km/h e queda de granizo ao longo do dia

Porto Alegre, RS, Brasil 26/9/2024. Chuva em Porto Alegre. Crédito: Alex Rocha/PMPA
Porto Alegre, RS, Brasil 26/9/2024. Chuva em Porto Alegre. Crédito: Alex Rocha/PMPA

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo sobre a possibilidade de tempestade ao longo desta sexta-feira (9). A previsão é de instabilidade causada pelo avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Ela deve interagir com áreas de calor e umidade vindas do noroeste, formando uma linha de instabilidade com potencial para temporais na Capital.

A previsão indica chuvas intensas entre 6h e 23h de sexta-feira, com acumulados que podem ultrapassar 80 milímetros, especialmente entre o final da tarde e a noite. Há ainda risco de rajadas de vento acima de 80 km/h, queda de granizo e descargas elétricas.

A orientação é para que os moradores evitem sair durante o período de maior instabilidade, mantenham distância de áreas alagadas, arroios e margens de rios. Quem vive em áreas de risco deve buscar abrigo seguro com antecedência ou utilizar os espaços de acolhimento disponibilizados pela prefeitura.

Também é fundamental manter distância de postes, árvores e placas de sinalização, os quais os ventos fortes podem derrubar. Em caso de emergência, os canais de contato são o telefone 199 (Defesa Civil) e o 193 (Corpo de Bombeiros).

Mobilização

Diante do cenário previsto, a prefeitura comunicou as medidas que está tomando para evitar transtornos à população. A Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) manterá equipes mobilizadas para dar resposta e apoio à população.

Além disso, a CEEE Equatorial se reuniria nesta quinta-feira à tarde com a prefeitura, diante da previsão de tempo severo. O encontro acontece na sede da Distribuidora para planejarem a atuação conjunta com a Defesa Civil e o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

“A distribuidora está com equipes técnicas e operacionais mobilizadas, geradores posicionados em pontos estratégicos e subestações móveis disponíveis para atendimento emergencial”, disse a concessionária em comunicado.

Canais de atendimento em caso de emergências