ALERTA METEOROLÓGICO

Rio Grande do Sul recebe alertas do INMET para tempestades, vento e frio

Estado está em zona de atenção entre este domingo (27) e segunda-feira (28), com previsão de tempo severo em diversas regiões.

Céu nublado com nuvens escuras sobre edifícios e luzes do Centro de Porto Alegre durante a noite.
Crédito: Joel Vargas / PMPA

O Rio Grande do Sul está sob uma série de avisos meteorológicos emitidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) neste domingo (27). Os alertas atingem praticamente todas as regiões do Estado e envolvem diferentes fenômenos extremos, como chuva volumosa, granizo, vendaval e queda acentuada de temperatura.

Ao todo, foram cinco comunicações oficiais publicadas em menos de 12 horas, com validade até a manhã de segunda-feira (28). As áreas com maior risco concentram-se no Norte, Sul, Costa Doce, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, além da Campanha e Litoral Médio.

Acumulado de chuva preocupa no Sul e região metropolitana

O alerta mais grave, de nível laranja (perigo), trata do acumulado de chuva. Entre a manhã deste domingo (27) e o fim da manhã de segunda-feira (28), estão previstos entre 50 e 100 milímetros de chuva, volume suficiente para causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As áreas com maior atenção incluem Campanha, região Central, Costa Doce, Litoral Médio e parte da Grande Porto Alegre.

Vendaval deve atingir metade Leste e Serra

Outro aviso importante trata da previsão de vendaval, com rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h. O alerta entra em vigor às 22h deste domingo e segue até as 18h de segunda. As regiões sob risco incluem Sul, Costa Doce, Litoral Médio, região metropolitana de Porto Alegre, região Carbonífera, Vales, Serra e Litoral Norte. Há possibilidade de destelhamentos, quedas de árvores e danos estruturais.

Tempestades com granizo em parte do Estado

Duas comunicações distintas tratam da possibilidade de tempestades com granizo e ventos fortes. A primeira, de nível laranja, é válida até as 22h deste domingo para cidades do Noroeste e Norte, próximas à divisa com Santa Catarina.

A segunda, de menor severidade, vale até a manhã de segunda-feira para todo o território gaúcho, com chuva de até 50 mm, ventos de até 60 km/h e granizo isolado.

Frio intenso chega após as instabilidades

Por fim, o INMET também emitiu um alerta de declínio acentuado de temperatura a partir da virada de domingo para segunda-feira. O aviso prevê queda entre 3°C e 5°C até a manhã de terça (29), com risco leve à saúde, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade. O resfriamento será provocado pela entrada de uma massa de ar frio após a passagem da frente fria.