Após São Leopoldo ficar mais desde o dia 9 sem ter o serviço de recolhimento de lixo, o prefeito em exercício da cidade, Daniel Daudt Schaefer (PMDB), resolveu suspender o contrato com a SL Ambiental e contratou, de forma emergencial por 180 dias, outras duas empresas. O serviço deve ser retomado ainda hoje e normalizado até domingo.
Para o recolhimento dos resíduos nos bairros, a empresa selecionada foi a MecaniCapina e outra, ainda não divulgada, deve atender o Hospital Centenário. Conforme o Jornal VS, de hoje até sábado, 18, seis caminhões farão o trabalho de recolhimento de lixo na cidade e no domingo, 19, 12 veículos estarão nas ruas realizando a coleta. O antigo cronograma, que era cumprido pela empresa SL Ambiental será retomado, no entanto, somente na segunda-feira. Mais de 850 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas no período.
O impasse entre a Prefeitura de São Leopoldo e SL Ambiental em relação à coleta de lixo começou quando a empresa afirmou que o município não estava recebendo repasses atrasados do município. A Prefeitura também alega que não há cumprimento de liminar da empresa. Com o impasse, o contrato está temporariamente suspenso. A SL Ambiental fazia a limpeza na cidade desde 2004.