Grêmio perde de virada na Arena e está fora da Libertadores da América

5 minutos. Em apenas 5 minutos o Grêmio tomou dois gols e, mesmo depois de sair vencendo, está fora da Libertadores da América. Com a vantagem de um gol obtida na primeira partida em Buenos Aires, o técnico Renato Portaluppi decidiu montar uma equipe mais recuada, recheando o meio campo com quatro volantes, enquanto Alisson e Jael ficaram com a função de ocupar o setor de ataque. A estratégia se justificou pela impossibilidade de contar com Luan e ter Éverton descontado.

No lugar de Kannemann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, jogou Paulo Miranda e na lateral direita Leonardo Gomes foi mantido. O River veio pra cima na tentativa de marcar ainda na primeira etapa e igualar o confronto de 180 minutos. Com muita movimentação e força, os argentinos empurraram o Grêmio para o campo defensivo mas, com excessão de um chute perigoso de Palácios, não chegaram a ter chances claras de abrir o placar, mesmo com os 68% de posse de bola aferidos nas estatísticas.

Quem chegou ao gol foi o Tricolor. Pressionado, encurralado, o Grêmio foi à frente e arrancou um escanteio. A bola foi jogada para a área e, no rebote, Leonardo Gomes bateu de fora da área e contou com um desvio na zaga para acertar o canto do goleiro Armani. A Arena explodiu em alegria e comemoração.

Na segunda etapa Renato colocou Éverton antes dos 10 minutos de jogo no lugar de Maicon, que sentiu lesão na coxa. O panorama das equipes foi bem diferente do início do jogo, o River continuou tentando comandar as ações mas o Grêmio também ficava com a bola. O fato de contar com Éverton, Alisson e Jael na frente também contribuiu para que o segundo tempo não apresentasse o mesmo domínio territorial do time Argentino.

Aos 16 minutos o Cebolinha recebeu pela esquerda e do bico da grande área bateu forte, obrigando o arqueiro do River Plate a se esticar todo para defender. Pouco tempo depois, Éverton perdeu mais uma chance, e não foi qualquer chance. O atacante recebeu passe de Cícero nas costas da zaga e saiu na cara do gol, sozinho, mas chutou em cima de Armani. Uma semifinal de Libertadores entre brasileiros e argentinos não poderia terminar sem muita emoção e, incrivelmente, em 5 minutos a classificação escapou aos dedos do Grêmio.

Borré marcou o primeiro do River de cabeça aos 36 e aos 41 minutos o árbitro marcou pênalti de Bressan após verificar um lance com o auxílio do árbitro de vídeo. Bressan foi expulso e Pity Matinez cobrou para marcar o segundo gol. River classificado e Grêmio fora da Libertadores da América.