O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal encontrou no fundo do Lago Paranoá, em Brasília, uma mala cheia de dinheiro falso. As notas de R$ 50 e R$ 100, reunidas em vários maços, estavam desbotadas e sujas de terra e lodo. O dinheiro falso foi encontrado ainda no dia 23 de fevereiro, mas o episódio só veio à tona ontem, 10.
“Assim que achamos a maleta, abrimos e vimos o dinheiro, comunicamos ao nosso comandante e entregamos o dinheiro à PF [Polícia Federal]”, disse o comandante da Companhia de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros do DF, tenente Victor Mendonça.
Segundo Mendonça, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros faziam um de seus treinamentos regulares, de mergulhos em profundidades até 15 metros, quando a Polícia Militar pediu que eles buscassem a tampa do motor de uma lancha da corporação, que havia caído no lago. Os mergulhadores encontraram a tampa e a maleta.
Mendonça disse que não é possível precisar há quando tempo a maleta estava no fundo do lago, mas acredita que o dinheiro pode ter sido jogado na água há menos de um ano. As cédulas falsas estão em posse da PF, que deve investigar a origem e relação com esquemas de falsificação em curso na capital. A Polícia Federal, no entanto, não se manifestou sobre o caso.
Cotidiano