Lula faz caravana pelo Sul com apoios e protestos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende percorrer os três estados da região Sul do Brasil nestes dias, já tendo passado por Santana do Livramento, Bagé e Santa Maria. A programação divulgada inclui as cidades de São Borja, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Porto Alegre, antes de seguir para Florianópolis e São Miguel do Peste, além de Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Curitiba.

Em Livramento, Lula encontrou o ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica. Em Bagé e em Santa Maria, apesar dos apoios recebidos durante visitas a universidades como a Unipampa e a UFSM, também houve protestos.

Ex-presidente uruguaio esteve com Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Na estrada BR-158, segundo o deputado Paulo Pimenta, a polícia interceptou um carro que trazia no porta-malas pedras, rojões e bombas. No dia anterior, ruralistas convocaram uma manifestação com tratores e guindastes em frente ao campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

O Instituto Lula se posicionou sobre o caso, afirmando que a “nota bizarra do protesto é que nem a universidade nem a estrada existiam antes dos governos Lula e Dilma”. A ex-presidente também acompanha a caravana. De acordo com o instituto, as transformações provocadas no Sul pelas políticas públicas dos governos petistas beneficiaram pelo menos 10 milhões de pessoas.

“Veja que ironia, os rojões e bombas foram interceptados na BR 158: uma estrada prometida há 50 anos para nossa região e que só existe graças a Lula e Dilma”, disse o deputado Paulo Pimenta, que é de Santa Maria.