Quarta-feira de tempo parcialmente nublado no RS

Nesta quarta-feira (21). a previsão é de céu parcialmente nublado para todas as regiões do Rio Grande do Sul. As temperaturas oscilam entre 10ºC e 28ºC. A quinta-feira (22) segue o mesmo modelo, com termômetros oscilando entre 8ºC e 30ºC.

Na sexta (23), podem ocorrer pancadas de chuva no Noroeste; nas demais regiões, parcialmente nublado. Com mínima de 12ºC e máxima de 33ºC.

Porto Alegre

Na Capital, o sol predomina ao longo desta quarta-feira, apesar de algumas nuvens. O vento sopra do quadrante Sudeste fraco a ocasionalmente moderado. A temperatura sobe mais à tarde. Mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 26°C e 28°C.

Na quinta, prepare-se para a grande variação de temperatura na cidade. Mínimas entre 12°C e 14°C e máximas entre 28°C e 30°C. O sol predomina ao longo do dia, com amplos períodos de céu claro. O vento sopra fraco do quadrante Sudeste.

Já na sexta-feira, o sol predomina ao longo do dia, com céu claro em muitas áreas. O vento sopra moderado à tarde. A temperatura terá maior elevação e provoca calor à tarde. Mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 33°C e 35°C.

Prognóstico climático para outono na região Sul 

Na Região Sul, os meses de verão apresentaram chuvas com características típicas da influência do fenômeno La Niña, com bastante irregularidade e baixa precipitação, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foram registrados volumes inferiores a 400 mm, acumulados durante o trimestre de dezembro/2017 a fevereiro/2018. Já em grande parte dos Estados do Paraná e Santa Catarina, os totais de chuva excederam a média, devido a passagem de sistemas frontais e a convergência de umidade em baixos níveis.

A temperatura média durante o verão ocorreu dentro da normalidade, exceto na região de Florianópolis, em que a estação do INMET registrou temperatura mínima de 1,4ºC
abaixo da média durante o mês de fevereiro/2018, resultando em temperaturas muito baixas para época do ano ao amanhecer e fim da noite.

No início do outono são esperadas pequenas reduções na precipitação, entretanto, o prognóstico climático indica chuvas próximas da média na maior parte da região. É importante destacar que, caso o aquecimento da área oceânica próximo à costa do Rio Grande do Sul persista, criam-se condições favoráveis para instabilidade
atmosférica e consequente precipitação. Quanto à temperatura, esta tende a declinar à medida que se aproxima do inverno, aumentando a incidência de geadas,
principalmente em áreas serranas.