Grêmio bate Inter com goleada na Arena e encaminha classificação

Com a goleada de 3 a 0 na partida desta tarde, na Arena, o Grêmio deu um passo enorme para confirmar sua classificação às semifinais do Campeonato Gaúcho. Os gols de Éverton, Jael e Arthur fizeram o tricolor vencer o segundo clássico seguido em uma semana. Na quarta-feira ocorre a partida de volta, no estádio Beira-Rio.

Sob um calor de 35 graus, com sensação térmica de mais de 40, a dupla Gre-Nal entrou em campo para o primeiro jogo das quartas de final e, diferente do que foi observado no confronto ocorrido no domingo passado ainda pela fase classificatória, o clássico começou bastante equilibrado.

As duas equipes vieram com modificações em relação ao embate anterior. Renato Portaluppi tirou Madson e promoveu o retorno de Léo Moura à lateral. Do lado vermelho, Odair resolveu mudar mais o time. O treinador manteve Gabriel Dias no meio, com Edenílson no lado direito e, atém da substituição forçada de Moledo na vaga do lesionado Klaus, trocou o centroavante Roger pelo atacante Marcinho, que completou a dupla de ataque ao lado de Nico López.

Em um primeiro tempo de muita disputa no meio campo, o Internacional teve duas excelentes chances para abrir o placar. A primeira foi com Rodrigo Dourado, que subiu para cabecear após cobrança de falta de D’Alessandro e obrigou Marcelo Grohe a fazer ótima defesa. O goleiro gremista ainda teve que se esticar para evitar o gol de Patrick, que, também de cabeça, levou muito perigo ao arqueiro.

Pelo lado do Grêmio, o ataque tinha produzido apenas dois chutes de risco moderado a Marcelo Lomba, um de Éverton e outro de Luan. Aos 48 minutos, quase no fim da primeira etapa, o tricolor conseguiu rodar a bola, como é o costume de seus jogadores, e chegou ao gol. A jogada foi de pé em pé e passou com muita qualidade na frente da área por Maicon, Luan e Ramiro, até chegar a Éverton infiltrado na defesa colorada para desviar e abrir o marcador.

Depois do intervalo o Grêmio voltou melhor. Com posse de bola e muita calma na armação das jogadas, o time de Renato começou a empurrar o Inter para sua defesa. Aos 11 minutos Geromel quase marcou de cabeça após concluir cobrança de escanteio efetuada por Luan. Os treinadores fizeram duas modificações por volta dos 15 minutos; Arthur entrou no lugar de Maicon no tricolor e o atacante Rossi entrou no lugar de Marcinho no lado colorado.

A superioridade dos donos da casa era evidente e, aos 17 minutos, Jael fez o que ninguém imaginava. O camisa 9 cobrou falta ao melhor estilo dos grande batedores do futebol brasileiro, no ângulo, sem chance nenhuma para defesa de Marcelo Lomba, e saiu enlouquecido para comemorar seu gol.

O Inter estava atordoado, não conseguia manter a posse de bola e via os jogadores gremistas trocarem passes no campo de ataque. E o que já era bom com dois gols de vantagem ficou ainda melhor para o tricolor. Aos 31 minutos Jael se aproveitou de uma desatenção da equipe vermelha e fez um passe de ombro para Arthur. O volante entrou de frente para o gol e marcou o terceiro.

Odair Hellmann ainda mandou a campo o lateral Fabiano e o centroavante Roger, mas o time não respondeu bem às modificações, permanecendo batido sob a superioridade azul. O volante Michel e o meia Alisson também entraram no jogo pelo lado tricolor.

Aos gritos de Olé da torcida na Arena, o resultado resumiu o contraste de qualidade entre os rivais e, com os 3 gols de vantagem, o Grêmio só não leva a vaga da próxima fase se perder por 4 gols de diferença no estádio colorado, na quarta-feira, ou se for batido nos pênaltis, caso o Inter devolva o placar da Arena.