Ospa abre Temporada 2018 em Taquara

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dá início à sua Temporada 2018 visitando o interior do Estado. Taquara recebe o primeiro concerto da orquestra neste ano, que marca também a abertura da agenda de mais uma edição da Série Interior. O evento ocorre em paralelo à inauguração do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), complexo que conta com auditório para 1.500 pessoas.

O maestro Manfredo Schmiedt conduz uma apresentação repleta de trechos de óperas, negro spirituals e trilhas de cinema, com as participações especiais dos cantores Elisa Lopes, soprano, e Daniel Germano, baixo-barítono.

A entrada é franca, com distribuição de senhas desde 7 de março, quarta-feira, na recepção da universidade – cada pessoa pode retirar 4 ingressos em troca de dois litros de leite por ingresso.

Programa

O maestro Manfredo Schmiedt comenta a seleção de músicas do programa: “O repertório terá uma primeira parte mais erudita, e uma segunda parte dedicada a consagrados negro spirituals e a temas de desenhos animados. Estou muito feliz em levar Elisa Lopes e Daniel Germano ao público de Taquara, pois são dois talentos gaúchos que têm uma grande versatilidade e beleza vocal”, destaca.

A primeira peça da noite é a abertura da opereta “Cavalaria Ligeira” de Franz von Suppé (1819-1895), com uma melodia famosa por ter sido utilizada em desenhos animados como o Papa Léguas. Na sequência, a orquestra, acompanhada por Daniel Germano, interpreta “Votre toast, je peux vous le rendre”, a “Ária do Toreador” de “Carmen”, mais célebre ópera de Georges Bizet (1838-1875). Ainda destacando o repertório de música lírica, “O mio Babbino Caro”, ária da ópera “Gianni Schicchi” de Giacomo Puccini (1858-1924), ganhará forma na voz da solista Elisa Lopes.

Depois de tocar a Suíte “Masquerade”, música incidental de Aram Khachaturian (1903-1978), o concerto homenageia o estilo negro spiritual: Daniel Germano se une à orquestra para cantar o hino “Amazing Grace”. O gênero musical está representado no programa também pela famosa “Oh Happy Day”.

Na próxima parte do concerto, o público será brindado com melodias de cinema, a começar pelo tema do filme “A Missão”, de Enio Morricone (1928-). Para encerrar a noite em grande estilo, Elisa Lopes e Daniel Germano dividem a cena com a orquestra executando músicas de animações que marcaram infâncias: “Part of your world” de “A pequena Sereia”, “Can you feel the love tonight” de “O Rei Leão”, “I see the light” de “Enrolados” e, por fim, “Beauty and the Beast” e “Be our gest” de “A Bela e a Fera”.

Manfredo Schmiedt

É regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), participou de cursos na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil e recebeu as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award.

Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado, tem atuado à frente das orquestras sinfônicas do SODRE, Provincial de Rosário, da Universidade Nacional de San Juan, Municipal de Campinas, da Radio e Televisão, Sinfônica Albany e Petrobrás Sinfônica; das filarmônicas de São Caetano do Sul, do Espírito Santo, de Belgrado e de Mendoza; além das orquestras da USP, de Câmara da Ulbra, de Câmara do Theatro São Pedro e de Câmara SESI-Fundarte.

Elisa Lopes

Bacharel em canto pela Universidade Federal do RS, a soprano Elisa Lopes iniciou sua carreira artística em 2006, quando ingressou no Conservatório Pablo Komlós, orientada pelo tenor Decápolis de Andrade. Desde então, tem se apresentado como solista com diversas orquestras do estado.

Destacam-se concertos com a Ospa, como a ópera “Cavalleria Rusticana” de Mascagni; apresentações com a Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, como a famosa “Missa da Coroação” de Mozart; e eventos com a Orquestra Unisinos Anchieta – destaque para a montagem de “A Flauta Mágica”, também de Mozart. Participou de diversos festivais e masterclasses com artistas renomados da cena lírica internacional – entre eles, Neyde Thomas, Juremir Vieira, Luisa Gianinni, Martha Herr e Eiko Senda.

Daniel Germano

Especializado em canto lírico pelo Conservatório A. Buzzola, de Adria (Itália), o baixo iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, sendo orientado posteriormente por Gisa Volkmann. Em 2012, debutou na Europa como Don Basílio nas montagens de “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, em Bologna e Parma.

Participou de produções como “Carmen”, de Bizet, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e foi solista da “Nona Sinfonia” de Beethoven no mesmo teatro. Tem, ainda, em seu currículo, atuações em títulos como “Tosca”, de Puccini, “Romeo et Juliette”, de Gounod, “Salomé”, de Strauss, e “Cosi Fan Tutte” e “Don Giovanni”, de Mozart. Tem um vasto repertório de concerto, com as principais obras de diversos gêneros.

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), um coro sinfônico e uma escola de música – o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.

Serviço

Concerto de Abertura da Temporada 2018 – Série Interior
Quando: 16 de março de 2018, 20h30
Onde: Auditório da Faccat – Av. Oscár Martins Rangel, 4500-a – Fogão Gaúcho, Taquara-RS