Crédito educacional: número de beneficiárias mulheres é superior ao de homens

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), a Fundacred divulgou o resultado de um levantamento que mostra que as mulheres são as mais beneficiadas pelo CredIES, o crédito educacional da fundação. Até o mês de março, a quantidade de mulheres que utilizaram o CredIES para estudar as universidades conveniadas em todo o Brasil foi 25% maior do que a quantidade de homens beneficiados pelo crédito educacional que, no ano passado, foi eleito o mais lembrado do segmento pelo prêmio TOP Educação.

Os números refletem a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que a maior diferença percentual por sexo encontra-se no nível “Superior Completo”, especialmente entre as pessoas da faixa etária mais jovem de 25 a 44 anos de idade, em que o percentual de homens que completou a graduação foi de 15%, enquanto o de mulheres atingiu 21%, indicador 38% superior ao dos homens.

O crédito educacional tem se mostrado uma ferramenta bastante poderosa na ampliação das conquistas da mulher no mercado de trabalho, contribuindo de maneira efetiva nessa busca por qualificação profissional e novas oportunidades de estudos. A própria Fundacred é um exemplo disso: três entre os cinco gerentes são mulheres, duas entre os quatro supervisores também. No setor Comercial da fundação, há quase uma unanimidade: dos sete consultores comerciais em atividade, seis são do sexo feminino. Praticamente todas são ou já foram beneficiadas pelo CredCORP, crédito educacional da Fundacred que tem servido para impulsionar as carreiras de diversos profissionais.

Para comemorar a importante marca, a Fundacred planeja uma série de ações para este Dia da Mulher, incluindo a apresentação de um vídeo com depoimentos de algumas colaboradoras, gravados no prédio da fundação, em Porto Alegre. Haverá, ainda, um bate-papo só para mulheres, a partir das 9h, coordenado por Gizéli Machado, Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional, e Jéssica Corrêa, Analista Digital do Departamento de Marketing.

A Fundacred é uma das signatárias da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre as metas as serem alcançadas pela humanidade até o ano de 2030 apresenta a necessidade de uma maior igualdade de gênero. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública e também aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres (ODS 5).

Sobre a Fundacred

Com 45 anos de atuação no ramo da educação, a fundação sem fins lucrativos vem, ao longo de sua história, ajudando a transformar o acesso à educação no Brasil. Com mais de 100 Instituições de Ensino Superior conveniadas em diversos estados, a Fundacred aposta na educação como ferramenta de transformação e de responsabilidade social. Ao todo, a fundação já administrou valores que ultrapassam R$ 2 bilhões, superando a marca de 350 mil contratos celebrados.