Cotidiano

É Campeão! Grêmio vence Independiente nos pênaltis e conquista a Recopa

Foi sofrido, foi tenso, foi nos pênaltis. Foi uma típica final de competição sul-americana entre brasileiros e argentinos. Assim o Grêmio conquistou o bi campeonato da Recopa ao bater o Independiente, na Arena.

O Time de Renato Portaluppi foi sempre melhor que o adversário. As melhores chances de gol do tempo normal foram tricolores. No primeiro tempo, antes dos 10 minutos, Éverton perdeu um gol incrível após driblar o goleiro e ver seu chute ser obstruído pelo zagueiro. Em outro momento Luan saiu na cara do gol e errou. O técnico gremista precisou modificar o time muito cedo em razão de uma lesão sentida por Leonardo Moura; Paulo Miranda foi colocado em seu lugar.

Ainda na primeira etapa, o zagueiro Amorebieta do Independente, afastou a bola e, na continuação do lance, acertou Luan no peito com as travas da chuteira. O árbitro Enrique Cáceres nada marcou a princípio mas depois, com o auxílio do árbitro de vídeo, marcou a falta em favor do tricolor e expulsou o jogador argentino pela jogada violenta.

A segunda etapa foi marcada pela pressão do Grêmio em busca do gol, enquanto o Independiente se mantinha fechado atrás, tentando resistir. O nome de destaque dos visitante foi, sem dúvida, o do goleiro Campaña.

Com a superioridade numérica, Renato colocou Jael no lugar de Jaílson, deixando apenas Maicon como volante no meio. Mais tarde Maicosuel entrou no lugar de Alisson. O placar continuou em branco e as duas equipes foram para a prorrogação. Alguns jogadores apresentaram sinais de muito desgaste físico. Nos dois tempos da prorrogação ninguém conseguiu colocar a bola pra dentro. A melhor chance foi em um lance de cabeça dos argentinos e a decisão da Recopa foi para as cobranças de pênaltis.

Maicon, Cícero, Jael, Éverton e Luan bateram as penalidades tricolores e marcaram. Na última cobrança do Independiente Marcelo Grohe defendeu o chute de Benítez e a festa tomou conta da Arena. O Grêmio conquistou pela segunda vez na sua história, a Recopa Sul-Americana, com a curiosidade de, nas duas oportunidades, ter vencido o Independiente.