A principal via de acesso a Porto Alegre, entre a FreeWay e a avenida Mauá, voltou a se chamar “avenida Presidente Castello Branco”. O nome da via foi mudado após o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) considerar ilegal a lei do município que dava nova nomenclatura.
A mudança para Castello Branco ocorreu exatamente às 16h na placa junto à Rodoviária de Porto Alegre. Funcionários da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) desaparafusaram e desceram ao chão, com o auxílio de um pequeno guindaste, o nome antigo. Depois, fizeram o processo inverso para erguer a nova placa.
Coronéis do Exército acompanharam a troca dos letreiros ao lado da Rodoviária.
Após a mudança da placa no sentido Capital-interior, as equipes vão alterar a sinalização no sentido interior-Capital, que fica próximo à ponte do Guaíba.
A grafia do nome do presidente foi alterada de “Castelo Branco” para “Castello Branco”, conforme consta em documentos enviados pela CMPA (Câmara Municipal de Porto Alegre).
Em abril deste ano, o TJ-RS considerou ilegal a lei aprovada pela CMPA, em agosto de 2014, que alterou o nome da avenida Castello Branco para avenida da Legalidade e da Democracia.