Secretaria da Saúde registra segunda morte por meningite no RS

A SES/RS (Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul) confirmou, pela manhã a morte de uma menina de 4 anos que estava internada com meningite bacteriana no Hospital São Lucas da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
Segundo a SES, a criança estudava na mesma escola, localizada em Viamão, onde um menino contraiu a doença em março. Ainda conforme a secretaria, o tempo para o aparecimento dos sintomas em pessoas próximas da menina já passou. Ninguém próximo a ela manifestou algum indicativo de que contraiu meningite bacteriana.

A doença é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo). Se contaminado, o paciente demora até 15 dias para ter os primeiros sintomas: febre alta e calafrios; alterações do estado mental; náusea e vômitos; areas roxas, como machucados; erupções, com pontos vermelhos; sensibilidade à luz (fotofobia); dor de cabeça forte e pescoço rígido (meningismo).