Cotidiano

Morre aos 94 anos Eva Sopher, presidente da Fundação Theatro São Pedro

Dona Eva, como era conhecida no meio cultural, estava há mais de quatro décadas à frente do Theatro São Pedro. Em meados dos anos 1970, assumiu a direção do icônico centro cultural gaúcho.

A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, morreu nesta nesta quarta-feira (7), aos 94 anos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Ainda na noite desta quarta, foram iniciadas as primeiras homenagens, como um minuto de silêncio durante sessão da Assembleia Legislativa e uma mensagem do governo do Estado. Também foi prestado um minuto de silêncio na partida entre Grêmio e Brasil de Pelotas.

Nascida em 18 de junho de 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Sopher e seus pais fugiram do nazismo para o Brasil nos anos 1930. Dona Eva, como era conhecida no meio cultural, estava há mais de quatro décadas à frente do Theatro São Pedro. Em meados dos anos 1970, assumiu a direção do icônico centro cultural gaúcho.

Até 1984, também foi responsável por coordenar a restauração e reconstrução do espaço como monumento histórico-cultural, preservando-o de uma possível demolição. Um ano depois, reuniu 18 amigos e juntos fundaram a Associação Amigos do Theatro São Pedro, que atualmente tem mais de mil associados.

Eva morou no Rio de Janeiro, onde atuou no grupo Pro Arte de Theodor Heuberger, e depois mudou-se para São Paulo. Estudou arte, desenho e escultura no Instituto Mackenzie. Adquiriu nacionalidade brasileira em 1950 e 10 anos depois se fixou na capital gaúcha.

Em 2015, Eva Sopher recebeu a Medalha Goethe, dada pela Alemanha a personalidades que se destacaram na promoção do intercâmbio cultural internacional.