Os moradores da Restinga e região Sul de Porto Alegre começam a receber as melhorias no Hospital Restinga Extremo-Sul a partir desta semana. Nesta quinta-feira (6), inicia-se a operação de mais 39 leitos da instituição hospitalar. Com os novos serviços, o local passa a contar com 109 leitos. “A medida irá ampliar a capacidade, diminuindo o tempo de espera para pacientes do Sistema Único de Saúde”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
O Hospital Restinga e Extremo-Sul, inaugurado em 2014, não operava com sua capacidade total. A ampliação possibilitará ofertar à população um número maior de serviços a quem necessita do Sistema Único de Saúde (SUS). “Importante destacar que tivemos uma transição na complexa operação hospitalar que foi muito tranquila, sem problemas nem sobressaltos. Ampliamos muito os serviços com a introdução de financiamento municipal, complementar aos financiamentos anteriores de origem federal e estadual”, ressalta Marchezan.
Estão previstos, para este mês, novos serviços como UTI, bloco cirúrgico com quatro salas, cirurgia geral e urologia e ampliação de exames para a rede de saúde do município, incluindo os de análises clínicas, eletrocardiograma e endoscopia. O aumento da oferta de exames mensais será de 147%, para a rede municipal e um Pronto Atendimento de Traumatologia em funcionamento 24 horas por dia de segunda-feira a sabado.
Desde janeiro de 2017, a Prefeitura de Porto Alegre abriu 151 novos leitos para a Capital, revertendo uma redução que vinha ocorrendo havia cinco anos. “Mais do que ampliar leitos, estamos indo em direção do que a cidade precisa: diminuir a lista de espera de cirurgia geral, urologia e ortopedia.”, afirma o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim.