A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (26) a Operação Primeira Querência, contra o tráfico de drogas. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Porto Alegre e dois em São Nicolau, na região das Missões.
Segunda a delegada Tanea Regina Bratz, a investigação durou cinco meses e apurou que drogas estavam sendo transportadas de Porto Alegre para serem vendidas em São Nicolau. O trabalho policial levou a uma organização criminosa bem estruturada, baseada na Vila Nazareth, na Capital.
O responsável pela venda dos entorpecentes em São Nicolau foi identificado e preso em flagrante em Cruz Alta, no momento em que fazia a entrega de drogas. Ele foi o único preso na operação, pois o principal alvo não foi localizado. Trata-se de uma mulher, que mora em Porto Alegre. Ela seria a líder da quadrilha, que além do tráfico de drogas articulava outros crimes, como um caso de roubo a banco no município das Missões.
Foram apreendidos celulares, entorpecentes, dinheiro e materiais utilizados para embalar drogas. A operação recebeu o nome de “Primeira Querência”, em referência ao título carregado pela cidade de São Nicolau, denominada “A primeira querência do Rio Grande”.
A ação foi deflagrada pela 27ª Delegacia de Polícia Regional do Denarc (Departamento Estadual do Narcotráfico). Dentro da mesma investigação, um homem já havia sido preso em setembro de 2017, com porções de cocaína.