O soldado da Brigada Militar William Dias Siqueira, de 28 anos, passou por uma cirurgia para a reconstituição de quatro dedos após a explosão de uma granada. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (25), após um treinamento do POE (Pelotão de Operações Especiais) em Capão da Canoa, no Litoral Norte.
Conforme a BM, uma granada de gás lacrimogênio explodiu, ainda em circunstâncias desconhecidas, na mão do jovem soldado. O PM foi transferido de helicóptero para o Hospital da Brigada Militar, em Porto Alegre, onde está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Apesar de estar na UTI, o estado de saúde do policial não é considerado grave. Ele deve ir para um quarto ainda nesta sexta-feira (26). Por causa da necessidade imediata de cirurgia, o soldado ainda não foi ouvido. Ele deve prestar depoimento assim que o quadro clínico permitir.
O acidente teria ocorrido dentro das instalações do 2° BPAT (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas). O artefato explodiu na mão direita do PM dentro da sala onde são guardados os equipamentos do POE.
Uma sindicância foi aberta para identificar a causa do acidente. Não está descartada a possibilidade de um defeito no artefato.