Cotidiano

Daer inicia alterações no tráfego da ponte Tramandaí-Imbé

Os motoristas que trafegam pela ponte Giuseppe Garibaldi, que liga as cidades de Tramandaí e Imbé, no Litoral Norte, já acompanham as alterações no trânsito da via. Esta semana, o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) deu inicio às ações com o reforço na sinalização local. A estrutura da ponte está com problemas e, além de escoras usadas para reforçar o concreto, o tráfego tem restrição de peso.

A partir de agora, o tráfego no sentido Tramandaí–Imbé, que já possuía o limite de peso em 24 toneladas, será dividido em duas pistas. O lado direito ficará destinado à circulação de veículos leves – como carros e motos – com até 12 toneladas. Já o lado esquerdo deverá ser utilizado por veículos com até 24 toneladas – principalmente ônibus e caminhões. Também será aumentada em um metro a área de pedestres nesse sentido da ponte. Segundo o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, “Isso não interferirá na divisão das pistas, que terão cerca de 3 metros de largura cada.”

No sentido Imbé–Tramandaí, a sinalização será reforçada para que a divisão de tráfego de veículos leves e pesados seja respeitada pelos usuários. “A limitação de peso já existe, no entanto estamos colocando mais placas não somente na ponte, mas também nas rodovias que dão acesso a ela, para garantir que os motoristas respeitem a restrição”, disse Uberti.

Os trabalhos são realizados pela 16ª Superintendência Regional do Daer, de Osório, e devem ser concluídos na próxima semana. A partir daí, os motoristas que desrespeitarem as novas regras de circulação sobre a ponte deverão ser autuados. A fiscalização será realizada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar.