Queda de helicóptero da Globo em Recife deixa dois mortos

A queda da aeronave ocorreu por volta das 6h05 da manhã locais, 6h05 no horário de Brasília. O helicóptero caiu no mar.

Duas pessoas morreram e outra sobreviveu à queda do helicóptero da Globo Nordeste na manhã desta terça-feira (23). O acidente ocorreu na Praia do Pina, em Recife, capital de Pernambuco. Conforme o Corpo de Bombeiros, o sobrevivente está internado com estado de saúde grave.

O acidente com aeronave Robinson R-44 ocorreu 15 minutos depois da decolagem. O helicóptero saiu um hangar da Helisae, operadora do aparelho, localizado ao lado do Aeroporto Internacional do Recife, às 5h50 desta terça com destino ao litoral.

Às 6h, sobrevoava a Praia de Boa Viagem, uma das mais conhecidas do litoral pernambucano. Naquele momento, foram exibidas imagens transmitidas pelo aparelho na abertura do Bom Dia Pernambuco, que mostravam o tempo fechado e com chuva.

Cinco minutos depois, portanto às 6h05, o Globocop fez uma curva quando sobrevoava a Praia do Pina. Nesse momento, as imagens geradas pela aeronave tremeram. Em seguida, o helicóptero caiu no mar, perto de algumas pedras.

Moradores chamaram os Bombeiros, que iniciaram o trabalho de buscas. O comandante do helicóptero Daniel Galvão, 37 anos, morreu na hora. Duas pessoas foram socorridas.

A 1ª sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, 34, chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao acidente e morreu durante a tentativa de reanimação. O operador de sistemas Miguel Brendo, 21, foi encaminhado para o Hospital da Restauração, no Recife, em estado grave de saúde.

Segundo a Globo Nordeste, o aparelho que sofreu o acidente hoje foi “revisado na semana passada e já tinha feito vários voos normais desde então”. O helicóptero pertencia à Helisae e prestava serviços para a Globo há mais de 15 anos.

Investigação

Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi encaminhada ao local do acidente. Imagens dos prédios no entorno devem ser utilizadas para auxiliar na apuração de como ocorreu a queda da aeronave.

A causa da queda ainda é desconhecida.