Criança de dois anos morre ao ser atingida por ônibus escolar em Canoas

O caso, que está sob investigação da Polícia Civil, ocorreu no bairro Mathias Velho, por volta do meio-dia da tarde desta quinta-feira (30).

Uma criança de dois anos morreu ao ser atropelada por um ônibus escolar em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. O caso ocorreu no bairro Mathias Velho, por volta do meio-dia da tarde desta quinta-feira (30).

Conforme a Brigada Militar, ônibus escolar parou próximo de onde a criança estava para realizar o desembarque um aluno com deficiência. Nesse momento, o menino Alan Henriques da Silva, de dois anos e cinco meses, teria ido para perto do veículo.

Após a realização do desembarque, o condutor do micro-ônibus foi continuar a viagem, deixando o local. Ele, porém, não viu que a criança estava perto do coletivo e acabou atingindo ela, segundo a polícia. Para o motorista, ela acabou entrando para baixo do veículo.

Policiais militares que já estavam na região atendendo outra ocorrência fizeram os primeiros socorros. Eles levaram Alan para o HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Canoas. No entanto, o menino teve uma parada cardíaca. Durante 45 minutos a criança passou por protocolo de ressuscitação, mas não resistiu. A morte foi declarada por volta das 13h30.

Testemunhas do acidente serão chamadas pela Polícia Civil para depor. A prefeitura de Canoas se manifestou por meio de nota.

Leia a íntegra

O micro-ônibus era conduzido por servidor público do município regularmente habilitado para o desempenho do função. O profissional, que no momento fazia o transporte de crianças com deficiência, acompanhado de uma auxiliar, deixava um aluno em sua residência por volta do meio-dia. Foi quando houve o incidente, envolvendo uma criança da comunidade que estava na rua, acompanhada de um familiar. Segundo relato do motorista, a criança teria se escondido embaixo do ônibus e não foi vista pelo condutor.

A vítima foi socorrida por policiais militares, que estavam no local para atender a uma outra ocorrência. Uma viatura levou a criança até o Hospital de Pronto-Socorro de Canoas. Ao chegar no hospital, com diagnóstico de parada cardíaca, a criança passou por protocolo de ressuscitação cardiopulmonar durante 45 minutos, mas foi a óbito.

O servidor, em razão das circunstâncias do fato, foi apresentado imediatamente à autoridade policial, ficando à disposição para os esclarecimentos necessários. 

A Prefeitura de Canoas lamenta profundamente o ocorrido e está prestando todo o auxílio à família da vítima e ao servidor envolvido no incidente.