O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais neste domingo (14) em toda a fronteira com o Uruguai. O tempo instável é causado pelo avanço de uma frente fria que, ao interagir com o calor que faz no Estado nos últimos dias, pode trazer prejuízos.
A frente fria está acoplada a um sistema de baixa pressão atmosférica que avança da Argentina, cruzando o Estado em direção ao mar. O tempo chuvoso deve seguir até a segunda-feira.
Na área considerada de perigo pelo INMET estão a Fronteira Oeste, Campanha e o Sul do Estado. Durante o dia, o tempo instável avança pelo RS, mas com menor risco de temporais.
Há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Instruções se um temporal se aproximar de onde você mora:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).