Cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul registraram forte precipitação de granizo na tarde desta sexta-feira (24). Desde ontem (23), a Defesa Civil e o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) vinham alertando para o risco de temporais e queda de granizo.
Em Coronel Bicaco, a tempestade teve grande quantidade de pedras de gelo e ocorreu por volta das 14h30.
A Defesa Civil do município já iniciou uma avaliação das residências afetadas. As equipes já estão mobilizadas para a distribuição de lonas para os moradores.
Não há levantamento oficial de quantas casas tiveram os telhados danificados pelo temporal. A Prefeitura de Coronel Bicaco pede doações de colchões, travesseiros, cobertores e roupa de cama.
Os maiores estragos, porém, estão sendo registrados na lavoura de trigo. Estimativa da Prefeitura é de que 70% da produção tenha sido perdida.
Outros municípios da região, como Seberi e Campo Novo, também tiveram queda de granizo. Não há, no entanto, informações de danos em casas.
Forte temporal de granizo sobre Coronel Bicaco nesta tarde. @metsul pic.twitter.com/ZIiinDhRrT
— Mateus Benites (@mateusbenites_) August 24, 2018
https://www.facebook.com/radioaltouruguai.com.br/videos/1108682245955181/
Já nos municípios de São Pedro das Missões, também no Noroeste, uma forte ventania derrubou árvores e até uma torre de rádio.
No município de São José das Missões, na mesma região o vento forte derrubou árvores e até um galpão onde eram guardadas máquinas agrícolas.