Com o objetivo de orientar a comunidade sobre a importância da prevenção de acidentes com produtos químicos, a Defesa Civil de Rio Grande e entidades parceiras realizaram um simulado de acidente nesse final de semana no km 16 da BR 392.
A iniciativa pretende verificar a capacidade de resposta das instituições envolvidas sob a coordenação da Defesa Civil. Para realização da atividade o trânsito foi temporariamente alterado no local, onde equipes da concessionária Ecosul atuaram durante todo o evento.
O evento também realizou debates sobre os temas: emergências com produtos perigosos, a gestão da proteção e defesa civil e a psicologia de emergências e desastres.
Na manhã de domingo foi realizado no trevo de acesso à cidade de Rio Grande, um simulado de acidente rodoviário entre dois caminhões envolvendo produtos perigosos como ácido sulfúrico e amônia. Na simulação, o acidente deixou vítimas e causou o vazamento dos produtos.
Mais de cem pessoas estiveram envolvidas diretamente com o atendimento simulado. Além da Defesa Civil de Rio Grande, também participaram Técnicos da Divisão de Emergências Ambientais da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Ibama, Samu e empresas do município de Rio Grande.
Para os engenheiros André Milanez e Margareth Foernges, o evento foi de extrema importância porque permitiu a integração entre as instituições que realizam o atendimento às emergências, além de possibilitar a verificação da capacidade de resposta de cada órgão.
“Foi uma experiência muito gratificante que pretendemos realizar em outras regiões do Estado”, ressaltou Milanez.