Ponte estaiada desaba na Itália e deixa ao menos 22 mortos

Um colapso estrutural provocou o desabamento do viaduto Morandi. As autoridades locais apontam que vários veículos caíram de uma altura de 100 metros

ANSA BRASIL – Uma grande porção do viaduto Morandi, uma espécie de ponte estaiada que passa pela rodovia A10, em Gênova, desabou nesta terça-feira (14). As autoridades locais apontam que vários veículos caíram de uma altura de 100 metros. Ao menos 22 pessoas morreram, informou o vice-ministro de Infraestruturas e Transportes, Edoardo Rixi.

De acordo com a Defesa Civil local, um colapso estrutural provocou o desabamento do viaduto Morandi. Choveu muito nesta manhã na cidade de Gênova e havia pontos de alagamento no momento do acidente. Corpo de bombeiros, ambulâncias e autoridades já estão no local.

Uma testemunha, Pietro M., contou à agência italiana ANSA ter visto um “raio” atingir a ponte, em referência aos alagamentos na região. “Passava das 11h30, quando vimos um raio atingir a ponte, que depois veio abaixo”, contou.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, foi informado do acidente e está acompanhando o caso com seu gabinete. “Estou seguindo com a máxima apreensão o que aconteceu em Gênova, e parece ser uma tragédia. Estamos em contato com a empresa que administra a autoestrada”, disse o ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli.

Duas equipes do Piemonte e da Lombardia de especialistas em resgates em escombros foram enviadas para Gênova para auxiliar nas operações da ponte.

Histórico

O viaduto Polcevera, chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerada uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria.

Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, o viaduto foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e “Ponte do Brooklyn” pelas semelhanças com o famoso local em Nova York. O viaduto mede 1.182 metros.