Cotidiano

Servidores em greve ocupam o Paço Municipal de Porto Alegre

Servidores públicos de Porto Alegre querem negociação com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que não estava no prédio no momento do início do ato.

Servidores públicos ligados ao Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) ocuparam o Paço Municipal (prefeitura velha), onde fica instalado o primeiro escalão da equipe administrativa da Prefeitura de Porto Alegre. A categoria quer negociação com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que não estava no prédio no momento do início do ato.

Os funcionários realizavam concentração em frente à Prefeitura desde às 9h da manhã desta terça-feira (7). A ocupação começou por volta das 11h15, quando um número ainda incerto, mas expressivo, de municipários entrou no prédio e seguiu até o Salão Nobre da Prefeitura. Eles se posicionaram pelo espaço, que fica no segundo andar do edifício, e gritavam “Negociação!”.

Os sindicalistas pedem uma reunião para discutir as propostas enviadas pelo Prefeito à Câmara de Vereadores, como a da Previdência complementar, aprovada ontem. As categorias ligadas ao Simpa também criticam o parcelamento de salários dos servidores do Poder Executivo municipal.

A Guarda Municipal de Porto Alegre está no local, mas não investiu contra os manifestantes quando estes entraram no Paço Municipal. O órgão apenas acompanha o protesto, protegendo os gabinetes do prefeito e vice, que não chegaram a ser invadidos.

O BOE (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar foi acionado pelo Executivo, mas os policiais só vão se deslocar até a Prefeitura após a redação de um ofício por parte da administração municipal.

O prédio que fica na Siqueira Campos (chamado de prefeitura nova) não foi invadido.