A Polícia Civil apreendeu um arsenal com armas e munições utilizado por uma organização criminosa em Porto Alegre na manhã desta terça-feira (8). A operação Esquadra, assim batizada em função dos objetos localizados, também resultou na prisão de um homem e duas mulheres. A força-tarefa foi executada após três meses de investigações pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
O alvo foi uma residência no bairro Cascata, que era utilizada como esconderijo para armas, munições, drogas, dinheiro e contabilidade do tráfico. Entre os materiais apreendidos, estão drogas (maconha e cocaína), máquina de choque (provavelmente utilizada para tortura), cinco fardas do Exército Brasileiro, mais de R$ 5,2 mil em espécie, um veículo Fiat Stilo e cadernos com anotações contábeis. O arsenal continha quatro pistolas de calibre restrito, espingarda de pressão, mira laser e diversos carregadores para munições.
Segundo o delegado Rafael Pereira, a ação desarticulou um importante elo de uma facção que atua na cidade. “É uma organização violenta, sendo de extrema importância a retirada das armas da posse dos criminosos”, afirmou. Para o delegado Mario Souza, alguns itens chamaram a atenção dos policiais, como a máquina de choque. “Foi uma quantidade bem considerável de armas de uso restrito retiradas de uso”, acrescentou.
De acordo com a Polícia Civil, o inquérito policial levantará informações sobre a utilização das fardas do Exército Brasileiro, o uso das armas em outros crimes e lavagem de dinheiro.