13 investigados por homicídios são presos em uma semana pela Polícia Civil

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na atividade, que visa fechar o cerco contra bandidos que são considerados foragidos.

Em uma semana, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 13 homicidas em ações integradas realizadas na região Metropolitana e Litoral Norte. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na atividade, que visa fechar o cerco contra bandidos que são considerados foragidos por terem prisão decretada pela Justiça.

A ação foi integrada com a que determinou a localização de 150 pessoas que eram consideradas desaparecidas nos sistemas da Polícia Civil. Os números totais das ações que tiveram apoio dos departamentos de Polícia do Interior e Metropolitano foram divulgados nesta sexta-feira (22).

Um dos casos mais chamativos ocorreu no bairro Mario Quintana, na Capital, onde foi preso um homem suspeito de tráfico de drogas. “Com ele foram apreendidas porções de cocaína, crack, insumos para comercialização e munições de calibres diversos. A zona Norte de Porto Alegre é uma área extremamente conflagrada com altos índices de violência, fazendo limite com a cidade de Alvorada”, comentou a delegada Luciana Smith, titular da 5ª DPHPP (Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa). A ação teve suporte da FNSP (Força Nacional de Segurança Pública).

Já na DPHPP de Alvorada houve a prisão de um homem por tráfico de drogas e a apreensão de diversas porções de cocaína, maconha e crack. “Existe muita relação entre as mortes violentas e a traficância. As disputas pelos pontos de tráfico sempre geram um aumento do número de homicídios, exigindo das instituições de segurança pública ações integradas para a repressão de crimes”, ressaltou o delegado Edimar Machado, titular da Delegacia de Homicídios de Alvorada.

Em Viamão, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa realizou ação de repressão a um homicídio ocorrido na quarta-feira (20). “Os policiais foram acionados para atender um homicídio consumado ocorrido em um bar da cidade. Na investigação preliminar, o autor do fato foi identificado e a equipe trabalhou ininterruptamente até prender o suspeito em flagrante”, ressaltou a delegada Caroline Jacobs, titular da DHPP de Viamão.

O suspeito do homicídio em Alvorada foi preso em flagrante um dia depois, na quinta-feira (21), por homicídio consumado. “Um trabalho de investigação preliminar do local de crime bem realizado permitiu a prisão do suspeito quase que imediatamente após o evento e uma resposta rápida para a comunidade diante da gravidade da situação”, acrescentou a delegada.