Cotidiano

Mais de 75 mil veículos devem usar Free Way para ir ao Litoral no feriado de Natal

Na sexta, a expectativa da Concepa é de que 38 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha rumo ao Litoral.

A Triunfo-Concepa, concessionária responsável pela Free Way, projeta que ao menos 75 mil veículos devem usar a BR-290 neste feriado de Natal entre a sexta-feira (22) e o sábado (23). Outros 40 mil veículos devem usar a rodovia no sentido inverso, rumo ao interior do Estado.

Na sexta, a expectativa da Concepa é de que 38 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha rumo ao Litoral. Já no sábado, outros 37 mil são aguardados.

Para evitar concentração de veículos em um mesmo horário, a concessionária indica que os motoristas peguem a estrada até as 12h da sexta (22) e após as 18h do sábado (23). No retorno do litoral, segunda-feira (25), a orientação é de que a viagem de volta seja feita até as 14h.

Na segunda há expectativa de que a Free Way também receba movimento em direção às praias, com 30 mil veículos, já que muitas pessoas passam o Natal nas cidades onde residem e se deslocam ao litoral após o feriado. A Triunfo Concepa orienta que a viagem de ida seja feita a partir das 12h.

Para o interior do Estado, a previsão é de que 45 mil veículos passem pela praça de pedágio de Eldorado do Sul entre os dias 22 (sexta) e 23 (sábado), sendo: 22 mil na sexta, com indicação de viajar até as 12h, e 23 mil veículos no sábado, sendo após as 18h o melhor horário para pegar a estrada.

Uso do acostamento na ida e retorno do litoral

Desde a temporada passada, o acostamento passou a ser utilizado como faixa adicional de tráfego, sempre que necessário, tanto na ida quanto na volta das praias. Na ida, acontece do km 75 ao 60, em Gravataí. No retorno, do km 1,5, em Osório, ao 26, em Santo Antônio da Patrulha.

Para saber se o acostamento está liberado ao tráfego, os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis de luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho.

Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h. A liberação de tráfego no acostamento, bem como sua interrupção, é amplamente divulgada pelos canais de comunicação da concessionária, como Twitter e Facebook.