Cotidiano

Com influência do La Niña, verão será mais quente e terá chuva irregular no RS

O órgão nacional de meteorologia espera chuvas irregulares e mal distribuídas, como já vem sendo observado nos últimos meses, em toda a região Sul do País.

O verão, que começou hoje (21) às 14h28, deve ter má distribuição e irregularidade das chuvas no Rio Grande do Sul. A previsão é do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que aponta a influência do La Niña, fenômeno que atua resfriando o Oceano Pacífico Equatorial, como causador das mudanças em relação ao verão passado.

O órgão nacional de meteorologia espera chuvas irregulares e mal distribuídas, como já vem sendo observado nos últimos meses, em toda a região Sul do País. Com isto, podem ocorrer chuvas fortes, com trovoadas e granizo, em períodos curtos de tempo, intercalando com períodos de vários dias sem precipitação.

As variações da umidade atmosférica, juntamente com a presença do La Nina, devem influenciar na redução dos padrões de chuva. A redução das chuvas neste último mês, juntamente com o aumento da evaporação, confirma a possibilidade de déficit hídrico no verão sulista. “Frente a esta situação, alerta-se para, dentro do possível, maiores cuidados com as reservas hídricas”, alerta o INMET.

O instituto meteorológico alerta ainda que, pelo fato de a evaporação ser maior nos meses de verão, isso pode acarretar problemas para a agricultura. As chuvas, na maioria das vezes, devem ser ocasionadas por instabilidades na atmosfera, favorecidas pelo forte aquecimento durante os dias.

Já as temperaturas tendem a ficar acima do padrão normal. “Em anos de La Niña, normalmente a tendência é dos extremos de temperatura se acentuarem”, informa o INMET.

Tempo em Porto Alegre no verão

Em Porto Alegre, o Sistema Ceic-Metroclima destaca que o impacto do La Ninã faz que sejam esperados longos períodos de escassez de chuva. Com isso, há grande chance de temperaturas acima da média, que podem atingir os 40°C.

Com esse cenário, a instabilidade será irregular, com episódios pontuais de chuva volumosa e de curta duração. As ocorrências devem ser registradas principalmente da tarde para noite e podem vir acompanhadas de temporal, com vento e granizo, provocando transtornos.

O La Niña segue até meados do outono podendo antecipar o frio, conforme o Ceic-Metroclima.