Cotidiano

Agosto começa com sol e frio, mas mês deve ser marcado por chuva acima da média

O inverno não vai decepcionar. Frio e chuva vão se alternar no penúltimo mês da estação mais fria do ano

O primeiro dia de agosto será marcado por frio em todas as regiões gaúchas e geada em algumas delas. Mas o oitavo mês de 2018 será marcado, também, por chuvas volumosas e – ao menos – três massas de ar polar que devem deixar as temperaturas baixas.

Nesta quarta-feira o tempo segue estável em todas as regiões. Embora haja alguma nebulosidade, ela é passageira. Há risco para geada na região da Campanha e Fronteira Oeste.

Faz muito frio ao amanhecer. Uruguaiana deve ter mínima próxima a 0°C, Bagé 2°C e Rio Pardo tem frio de 5°C. Durante a tarde, mais frio, com máximas de 13°C em Santana do Livramento e Caxias do Sul e 11°C em Vacaria.

O Sistema Ceic-Metroclima aponta que a quarta-feira será de sol predominando ao longo do dia com amplos períodos de céu claro. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante Sudeste. A temperatura diminui e intensifica a sensação de frio na madrugada e ao amanhecer. Mínima de 5°C e máxima de 17°C.

Chuva e frio

Para o restante do mês, o inverno não vai decepcionar. Novos episódios de frio intenso são esperados durante as passagens de três massas de ar polar pelo Estado. Apenas a última semana de agosto deve ser de sol de ponta a ponta.

Vai seguir frequente o tempo nublado ou chuvoso. No Norte e Leste do Rio Grande do Sul, são projetadas pelos modelos de previsão chuvas volumosas, chegando a ficarem até 100 milímetros acima da média. Apenas o Extremo Sul gaúcho deve ter chuva abaixo da média neste mês.