Cotidiano

PM que salvou casal e matou assaltante é homenageado em Porto Alegre

Outro policial, que frustrou assalto a ônibus no Menino Deus, também recebeu uma placa em reconhecimento ao seu ato do Instituto Cultural Floresta

Dois policiais militares que recentemente agiram com bravura ao enfrentar criminosos em Porto Alegre foram homenageados pelo ICF (Instituto Cultural Floresta). Ambos evitaram assaltos a mão armada em ruas da Capital nos últimos dois meses. A entrega de placas em reconhecimento aos atos de bravura ocorreu na manhã desta terça-feira (31), em cerimônia na Praça da Encol, zona Norte de Porto Alegre.

Os momentos de maior emoção do ato foram o reencontro de um PM com o casal que ele salvou no bairro Mont’Serrat na semana passada; e a entrega de uma placa à esposa de outro soldado, Jean Cássio de Vargas, 28 anos, que foi baleado em junho na região da coluna ao frustrar assalto a ônibus no bairro Menino Deus.

Com a homenagem aos dois, o presidente do Conselho do ICF, Claudio Goldsztein, e o presidente do ICF, Leonardo Fração, ressaltam um dos focos de atuação da entidade: a valorização dos policiais, essencial para fortalecer a segurança pública.

A primeira parte da solenidade foi marcada pela entrega da placa ao policial do 11º BPM (Batalhão de Polícia Militar) que agiu na Rua Silva Jardim, no Mont’Serrat, foi entregue pelo próprio casal salvo. Tanto o casal quanto o brigadiano estão tendo os nomes preservados pela reportagem.

“Tu foste um anjo que apareceu na nossa vida naquele momento”, disse ela, ao lado do marido, que se recupera de uma cirurgia no pé esquerdo. “Apenas cumpri com o juramento que fiz ao entrar na Brigada Militar. Tenho certeza de que qualquer outro colega agiria do mesmo modo”, respondeu o PM.

Crédito: Instituto Cultural Floresta

Como o soldado Vargas segue hospitalizado, quem o representou foi sua esposa, Daniela Trindade. Antes de entregar a ela a placa, o presidente do Instituto Cultural Floresta, Leonardo Fração, destacou: “Colocar a vida em risco em favor de um estranho tem, sim, de ser valorizado de forma diferente”.

Como foram os casos

Na noite da terça-feira passada (24) o casal voltava do hospital, onde o marido havia sido atendido. Na rua Silva Jardim, a caminhonete Honda HRV dirigida pela mulher foi parada por outro carro, um Celta, de onde saiu um homem que anunciou o assalto. Outros dois ladrões ficaram no veículo.

O PM à paisana, que fez parte de uma das mais recentes turmas de formandos da Brigada, testemunhou a cena logo depois de deixar uma academia nas proximidades. Ele tomou o cuidado de esperar as vítimas descerem do veículo, identificou-se como policial e gritou para o criminoso que estava no carro se entregar. O bandido não obedeceu e disparou contra o policial que, por sua vez, reagiu e matou o assaltante.

PM é baleado em assalto a ônibus

O soldado Jean Cássio de Vargas, 28 anos, foi baleado na noite de 11 de junho, uma segunda-feira, durante um assalto a ônibus na avenida Erico Verissimo, bairro Menino Deus. Um dos projéteis perfurou o rim e o intestino e se alojou na coluna do policial, que está – até o momento – sem o movimento das pernas.

O brigadiano estava dentro do veículo, da linha 255-Paulino Azurenha, quando dois homens anunciaram o assalto. O policial deu voz de prisão e chegou a lutar com os criminosos, foi agredido e levou dois tiros.