Foi reinaugurada, após um ano e meio sem atender pacientes, a US (Unidade de Saúde) Maria da Conceição, no bairro Partenon, zona Leste de Porto Alegre. O centro de atenção básica estava em reforma desde 2016.
A reforma começou em julho de 2016 e readequou o espaço físico e ampliação do número de consultórios de seis para oito. Além disso, houve troca da rede elétrica, instalação de nova iluminação, climatização dos ambientes, substituição do piso e, claro, pintura interna e externa.
O investimento realizado pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) custou cerca de R$ 140 mil em mão de obra e material aos moradores de Porto Alegre.
Localizada na rua Mário de Artagão, número 13, o local passa a se chamar US Marcelo Martins Moreira. A mudança é em homenagem ao coordenador da unidade por mais de 15 anos e que faleceu em setembro de 2016.
“Portas abertas à comunidade”
Com as melhorias, foi possível ampliar o número de equipes e revisar o modelo de atendimento tornando a US parte do IMESF (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família). O local atenderá de “portas abertas”, ou seja, sem distribuição de senhas. Todos que procuram atendimento são recebidos.
Serão quatro equipes de saúde da família, que ficam responsáveis por uma população de 12 mil pessoas. No total, a unidade terá quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas, um auxiliar de saúde bucal, sete técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde e um agente de combate a endemias.
Entre os serviços, a comunidade terá acesso a consultas médicas, acolhimento, vacinação, atendimento de saúde bucal, procedimentos de enfermagem, como curativos, aplicação de medicamentos injetáveis e nebulização, visitas domiciliares, acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família e do Programa Saúde na Escola.
A unidade de saúde funciona ao lado da Pequena Casa da Criança, instituição não governamental mantida desde 1956 pela Congregação Missionária de Jesus Crucificado.
A cerimônia de reinauguração da unidade de saúde contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário-adjunto de Saúde, Pablo Stürmer; da coordenadora da unidade, Isabel Cristina Hentges; da Presidente da Pequena Casa da Criança, irmã Pierina Lorenzoni, além de profissionais da equipe e da comunidade. Eles foram recepcionados pela Orquestra da Pequena Casa da Criança, parceira da Secretaria Municipal da Educação para atendimento em educação infantil e ensino fundamental.