Cotidiano

Ao menos seis cidades gaúchas registram queda de granizo

Nesta terça-feira (17), as instabilidades descem para a Metade Sul com risco de temporais com vento e granizo.

Temporais com granizo atingiram cidades gaúchas entre a noite de segunda-feira (16) e a manhã desta terça (17) no Rio Grande do Sul. Ao menos seis municípios registram o fenômeno e segue o alerta vigente para risco de temporais no Estado.

Em Caseiros, no Norte do Estado, a tempestade ocorreu no início da noite de ontem. Ao menos 20 residências foram danificadas. Segundo a Defesa Civil, lonas foram distribuídos aos moradores.

Santa Maria e Santiago, ambas na região Central do Estado; Bom Jesus, na Serra, e Ivoti, na região metropolitana, também registraram queda de granizo. Até o momento, não são registrados estragos por causa da precipitação das pedras de gelo, segundo a Defesa Civil.

Alerta vigente

A Sala de Situação da Sema (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) emitiu ontem (16), um aviso meteorológico para riscos de temporais pelo Estado. De acordo com o boletim, a condição climática requer atenção nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Centro-Leste.

Nesta terça-feira (17), as instabilidades descem para a Metade Sul. “Devido ao contraste de temperatura também pode haver granizo significativo”, alerta o boletim. Entre o Norte e o Noroeste, há previsão de pancadas de chuva somente no período da tarde.