Cotidiano

Câmara deve analisar pedido de impeachment de Marchezan nesta segunda-feira

Na sexta-feira (13), a Justiça estadual concedeu uma liminar determinando que a Câmara Municipal de Porto Alegre votasse o pedido de afastamento.

Os vereadores de Porto Alegre devem analisar, nesta segunda-feira (16) admissibilidade ou não do pedido de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Jr. Na sexta-feira (13), a Justiça estadual concedeu uma liminar determinando que a Câmara Municipal de Porto Alegre votasse o pedido de afastamento.

O impeachment de Marchezan partiu de Paulo Adir Ferreira, que apresentou denúncia segundo a qual o prefeito teria cometido irregularidades. O suposto crime teria ocorrido ao passar verbas para a Carris em valores acima dos autorizados pela Câmara na lei orçamentária.

Conforme o presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (MDB), o pedido deverá ser o primeiro item a ser tratado após o início da Ordem do Dia. O vereador informou que não pretende questionar a decisão judicial. “Chamei uma reunião do Colégio de Líderes para a segunda-feira às 11 horas e devo colocar o processo envolvendo o pedido de impeachment em votação na sessão que ocorrerá à tarde”, afirmou.

Na sessão de segunda-feira também estão priorizados para votação dois projetos do Executivo: o que institui o Regime de Previdência Complementar e o que modifica o cálculo do IPTU.