Porto Alegre e Florianópolis* – Um passageiro armado matou dois bandidos que invadiram um ônibus da Auto Viação Catarinense que fazia a rota São Paulo (SP) – Brusque, Santa Catarina (SC). No domingo passado, um ônibus de turismo de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, também foi alvo de assaltantes no Paraná (leia mais abaixo).
O caso desta quarta-feira aconteceu por volta de 2h. A tentativa de roubo aos passageiros foi no trecho da BR-116, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Um terceiro criminoso morreu atropelado, ao se jogar do coletivo durante os disparos. Um passageiro teve um ferimento de raspão por arma de fogo.
Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os bandidos ingressaram no coletivo a partir da cabine do motorista. Quando chegaram ao segundo andar do ônibus, que era leito, anunciaram um assalto. Um dos passageiros que estava dormindo despertou, sacou um revólver e matou dois criminosos na hora. O terceiro se jogou do ônibus e foi atropelado na rodovia.
Logo depois, a polícia foi acionada para atender a ocorrência. Outro ônibus, da mesma empresa, que fazia a linha SP X SC parou para prestar assistência ao primeiro. Os corpos foram recolhidos pelo IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba.
Esse é o segundo assalto em 15 dias no mesmo trecho. Um coletivo que havia saído de SP para Florianópolis foi invadido e passageiros tiveram pertences levados. A polícia investiga se não eram os mesmos criminosos, já que as características do crime são similares. Nos dois casos, os homens usaram carros brancos para fazer o coletivo parar.
Crime contra gaúchos no domingo
Na tarde de domingo, um grupo de gaúchos foi alvo de assaltantes na BR-376, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O ataque aconteceu na altura do km 652, no sentido Curitiba da estrada. O ônibus, com 29 passageiros, saiu de Uruguaiana e seguia para São Paulo.
Conforme a polícia do Paraná, os assaltantes dispararam uma rajada de tiros na lateral do ônibus para forçar a parada do veículo. Três homens entraram no ônibus e roubaram o dinheiro dos passageiros. Três vítimas ainda foram agredidas com coronhadas.
Os bandidos fugiram em um carro, que foi encontrado pela polícia em chamas minutos depois.
Vigilante morto em ataque semelhante
Em agosto do ano passado, um vigilante foi morto em uma troca de tiros após uma tentativa de assalto a um ônibus de turismo. O caso também ocorreu no município de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.
O segurança participava da escolta de dois ônibus de turismo. Os veículos levavam moradores de Pelotas e região para compras em São Paulo.
Os bandidos usaram um veículo blindado para interceptar o comboio. Quando a escolta e os ônibus se aproximaram, foram alvo de tiros disparados de dentro do carro. Um dos coletivos teve as mangueiras de ar atingidas, o que fez o veículo frear sozinho.
Ao perceberem a ação, os vigias reagiram. Houve troca de tiros e um dos integrantes da escolta foi baleado e acabou morrendo.
*com informações de Emanuel Soares, do Jornal Conexão Comunidade.