Cotidiano

Porto Alegre ganhará nova ciclovia em direção ao Parcão

Já começaram os serviços de implantação da ciclovia na avenida Goethe, de extensão de 650 metros, entre as ruas Vasco da Gama e Castro Alves e entre as ruas Dona Laura e Mostardeiro. Este novo espaço exclusivo para o deslocamento de ciclistas em Porto Alegre ocorre em razão de contrapartida das Lojas Renner com o Executivo.

construída na avenida Goethe, via para ciclistas terá 650 metros. Foto: PMPA/Divulgação

A parceria foi oficializada por meio da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), em atendimento ao Plano Diretor Cicloviário. A previsão de duração das obras da ciclofaixa, que vai em direção ao Parcão (Parque Moinhos de Vento), é de até 90 dias.

A ciclovia será bidirecional, devidamente sinalizada, construída junto ao meio-fio, ao nível da calçada, do lado direito da via, pista sentido Norte-Sul. Estão previstos recortes no canteiro central. A solução adotada não reduz o espaço para circulação de veículos. A interligação entre os dois trechos de obra, entre as ruas Castro Alves e Dona Laura, ocorrerá pela área de recuo viário, antigo Caminho dos Parques.

Com esse novo espaço de deslocamento exclusivo para os ciclistas na cidade, Porto Alegre contará com 45,8 quilômetros de ciclovias. Após a conclusão das obras, os ciclistas poderão utilizar a seguinte rota de deslocamento na Capital, entre a região Sul e a área do Parcão, totalizando 11,2 quilômetros: Wenceslau Escobar (Cristal), Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), Ipiranga, Silva Só, Mariante e Goethe (Moinhos de Vento).