A partir das informações recebidas no último mês pela Polícia Civil gaúcha por WhatsApp, foi possível a recuperação de um total de 27 veículos e a prisão de quatro pessoas. As prisões foram efetuadas pela 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana de Gravataí (DPRM), que também foi responsável pela recuperação de 10 dos veículos apreendidos.
Em apenas um mês, foram encaminhadas 575 denúncias via WhatsApp e Telegram pelo número 51 8418-7814. Nesta sexta-feira (8), o lançamento da nova ferramenta completa 30 dias.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
As denúncias feitas pelos aplicativos são recebidas pelo Plantão do GIE (Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos), onde é feita a triagem e o encaminhamento. Não há necessidade de identificação e o sigilo do número do denunciante é garantido. O diretor do GIE, delegado Marcos Meirelles, ressalta que o serviço não é um registro de ocorrência, mas a captação de informações que podem auxiliar nas investigações de crimes de homicídios, disputas por pontos de tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, entre outros.
O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, destaca a importância do serviço e acentua a necessidade da população continuar a contribuir para a melhoria da segurança pública de todos de forma simples e eficaz. O serviço funciona 24 horas e abrange todo o Estado. O sistema permite o envio de documentos, vídeos e fotos. Este é um meio oficial da instituição para recebimento de informações que podem contribuir nas investigações criminais, juntamente com o site da Polícia Civil.