O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, participou na noite de terça-feira (20), de nova reunião para tratar da questão da segurança no Postão da Cruzeiro, o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. Participaram coordenadores, gerentes distritais, técnicos em saúde e representantes dos servidores e usuários, a fim de encontrar soluções práticas que possam otimizar a segurança no local. O diretor do PACS, Luis Henrique Tarragô Carvalho, e a coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência, Kátia Camargo, também participaram da reunião.
Durante o encontro, foi avaliada uma lista com 22 itens, e algumas mudanças já vêm sendo implantadas. Foi disponibilizado detector de metais para a porta de entrada, e a equipe de vigilantes e porteiros será reforçada. Câmeras de monitoramento estão ligadas ao Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre e à central da Guarda Municipal. Também está garantida a presença fixa de uma viatura da Guarda Municipal na entrada principal do prédio, além de melhorias na iluminação e a nomeação de servidores para compor o quadro e otimizar o acolhimento. Grupos de terapia comunitários serão criados, e serão aplicados cursos de educação permanente para prevenção à violência.
Algumas demandas como o uso de arma não letal pela vigilância do prédio, colocação de porta reforçada na entrada frontal do prédio e comunicadores via rádio também serão implantados. O secretário informou que obras de reforma estrutural no prédio estão programadas para iniciar em breve.
Cotidiano