O DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) concluiu na tarde desta terça-feira (20), a instalação de geradores em seis casas de bombas da Capital, definidas em função da proximidade a comunidades carentes ou por serem áreas de prestação de serviços essenciais à cidade.
O prefeito José Fortunati determinou a colocação dos equipamentos, de forma emergencial, como forma de prevenir possíveis quedas de luz durante os temporais previstos para a noite de hoje e a madrugada desta quarta-feira (21). “Saio daqui mais tranquilo porque estamos garantindo a continuidade do funcionamento das bombas”, disse o prefeito, ao lembrar que o grande problema durante os temporais é o rompimento dos fios de alta tensão e a queda de luz, que interrompem o trabalho das máquinas nas áreas mais alagadiças da cidade. “Os geradores darão condições plenas e ininterruptas de funcionamento”, concluiu.
A casa de bombas no Sarandi drena as águas do Arroio Feijó, que atinge as comunidades das Vilas Nova Brasília, Elizabete, Viamão e Asa Branca. “Foi uma verdadeira operação de guerra em toda a cidade em função do tamanho e do peso das máquinas”, comentou o diretor. Tarso Boelter, diretor do DEP, explicou que cada uma das máquinas pesa 20 toneladas, o que exige um cuidadoso transporte. Por falta de viabilidade técnica, não foi instalado gerador na casa de bombas 2, na rua Câncio Gomes, conforme previsão original.